
A bancada do PT na Câmara reuniu-se nesta quinta-feira (23) com a filósofa Marilena Chauí. O objetivo foi discutir a conjuntura política e os desafios atuais do PT. outros encontros para discutir a conjuntura política, econômica, social e legislativa.
Autora de vários livros, Marilena Chauí é professora de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). No encontro com a bancada petista, ela abordou, entre outros temas, o poder da mídia e a democracia, o neoliberalismo, os desafios atuais do PT e o papel dos movimentos sociais .
Ela lembrou da própria história da formação do PT, que rompeu com a tradição vanguardista de esquerda, em que grupos se colocavam como varguardas de classe. Era uma prática adotada não só no Brasil. “O PT , ao contrário, nasce como esquerda a partir de movimentos sindicais, populares, sociais, grupos e tendências de esquerda”, configurando um novo sujeito político e coletivo, disse Marilena Chauí. “O PT é a afirmação da presença política direta das classes populares”, completou.
Avaliação de petistas
O líder da bancada, deputado Luiz Sérgio (RJ) qualificou o encontro como altamente positivo. “A professora Marilena Chauí tem grande capacidade de fazer uma análise apurada de temas atuais e importantes para o conjunto do PT”, disse o líder.
Luiz Sérgio destacou o fato de a filósofa ser uma estudiosa fora do ambiente parlamentar, o que garante a ela uma visão de temas do dia-a-dia que nem sempre são acompanhados tão de perto pelos parlamentares. A bancada vai promover
Na avaliação do presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP) foi uma reflexão importante para a bancada. “Evidentemente, por ser uma intelectual respeitadissima e conhecida pelo grau de polêmica que sempre assumiu, traz uma visão de quem está fora deste cotidiano da política, do dia-a-dia da dinâmica parlamentar e, ao mesmo tempo, faz uma boa avaliação da relação entre o poder político, econômico, da mídia e as questões que envolvem o nosso cotidiano”.
Para Berzoini, a bancada deve sempre ouvir pessoas que estão fora do mundo político cotidiano, “fora desta luta aguerrida que nós fazemos no dia-a-dia”. O deputado Fernando Ferro (PT-PE) tem a mesma opinião. “Foi muito importante e positivo o momento de reflexão política e temos que repetir este tipo de debate. A Marilena Chauí é uma intelectual extremamente capaz, competente e que tem o compromisso político muito sério com a luta do PT no Brasil e com a postura da esquerda no Brasil”, disse Ferro.
Para a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) a reflexão “foi oportuna e necessária” para chamar a atenção sobre os desafios que estão hoje colocados, além de “renovar” a esperança. “O debate foi excelente. Nos emociona participar de um debate com a professora Marilena Chauí e constatar a sua lucidez política e clareza teórica. Na verdade, ela nos levou a uma reflexão muito oportuna e muito necessária sobre o PT de ontem, de hoje e de agora, ou seja, ela nos levou a fazer uma reflexão sobre estes 27 anos e o que tem significado o PT para a construção da democracia do país”.
A deputada acrescentou que chamaram a atenção, no debate, os desafios que estão colocados hoje para o PT como governo. “ O PT não pode se descuidar de maneira nenhuma da sua vinculação com os movimentos sociais. A qualidade do debate reforçou nossas convicções, o que nos reanima, renova a nossa esperança, nos enche de energia, nos revigora para os inúmeros desafios que o PT ainda tem pela frente”, disse.
O deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS) afirmou que a bancada saiu fortalecida do debate. “Acho que a análise feita por ela sobre este tema da manipulação que a imprensa faz no nosso país nos ajuda a compreender muito o embate político que estamos vivendo. Acho que a bancada sai fortalecida politicamente desse debate, foi um passo muito importante para retomar a iniciativa do debate político e dessa forma até mesmo qualificar toda a ação de afirmação no nosso projeto no país”, disse
Para o deputado Carlos Abicalil (PT-MT) é fundamental que a bancada promova novos debates. “Foi importante a análise rigorosa sobre a conjuntura e o que está em disputa no ideário popular no país. É fundamental que a bancada realize outras edições não apenas para quebrarmos nossa cegueira de procedimentos como para dar sustentação a uma leitura de ação política que possa ir fazendo com que o PT mantenha a sua ousadia de ser um partido determinado a mudanças”, disse.
Na opinião do deputado José Genoino (PT-SP), a bancada precisa “criar o hábito” de realizar debates. “A Marilena fez com a bancada reflexões profundas, atuais; é um instrumento para todo o partido discutir e avaliar aprofundadamente. Acho que a bancada precisa de, periodicamente, chamar pessoas para um debate mais estratégico sobre sistemas e o momento”, disse.
O deputado Odair Cunha (PT-MG) ressaltou “que a iniciativa é importante porque se constitui numa oportunidade para a bancada pensar um pouco sobre os desafios que são colocados para a bancada”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário