Este texto é de autoria da Soninha e está em seu blog. Não resisti a tentação de colocá-lo aqui. É sensacional. Valeu Soninha !!!
http://blogdasoninha.folha.blog.uol.com.br/
Cenário: uma repartição pública.
Prédio bonito, pintado há pouco, iluminado. Sobre as instalações, nada a reclamar.
Um grupo de quatro pessoas se descabela junto à recepção:
- Mas não tem ninguém pra dar uma informação, pra gente fazer uma reclamação, pra dizer o que está acontecendo?
E o que está acontecendo? Todos eles passaram por exames médicos para admissão no serviço público e precisam retirar os laudos. Já vieram três, quatro dias. Esperam horas. “Volte amanhã”.
Tem gente que vem do interior (por que será que tem de fazer o exame aqui??). Um homem está pagando hotel; outro pega ônibus intermunicipal todo dia. E volta amanhã, e depois e depois. “O laudo não está assinado”. “Então por que me mandaram vir aqui ontem, por que mandaram vir hoje?”.
Ali perto, um jovenzinho usa uma jaqueta com a palavra “orientador”, “acolhedor” ou algo assim. Pergunto a ele: “Aqui tem ouvidoria?”. “Tem”. “Onde é?”. “A senhora tem de ir ali no SIP, Serviço de Informação ao Público” (ou algo muito parecido).
Voltei para a recepção para informar os reclamantes. Perguntei, primeiro, às próprias recepcionistas: “Como eu faço pra falar com a ouvidoria?”. Só queria saber onde era o tal do SIP. A resposta delas: “É lá na avenida Dr. Arnaldo”. “Como assim, tenho de ir até lá? Aqui não tem como fazer uma reclamação?”.
Nisso, aparece um rapaz: “Eu estou aqui para isso”. Ah, bom. Seguem-se as queixas:
MULHER 1 - Estou há horas esperando meu laudo.
ATENDENTE - Os laudos não estavam assinados, já foram enviados para assinatura pelo diretor.
MULHER 1 - “Enviados”?
ATENDENTE - Sim.
MULHER 2 - Saíram do prédio? O laudo está aqui, e tem de ir para outro lugar para ser assinado?
ATENDENTE - Sim, senhora. Enquanto a documentação estiver em nosso poder, ela irá para onde tiver de ir.
MULHER 1 - Mas por que me mandaram vir aqui, se o laudo ainda teria de ir para outro lugar para ser assinado?
ATENDENTE - Isso é a senhora quem está dizendo.
MULHER 1 - Eu vim aqui porque disseram pra vir! Eu e um monte de gente que está revoltada naquela sala! Quanto tempo vai demorar para ficar pronto?
ATENDENTE - Isso eu não posso precisar. Não posso dizer para a senhora “uma hora”, “duas horas”, “três horas”. Dessa informação eu não disponho.
MULHER 1 - É um absurdo, por que pediram pra gente vir pegar o laudo se o laudo não estava assinado?!
ATENDENTE - Não sei, senhora. Deve ter havido algum problema com a informação.
MULHER 1 - Pois é isso, eu quero reclamar da informação! Me deram informação errada!
MULHER 2 - Eu estou aqui com criança de colo, o banheiro está todo molhado, não tem fraldário, e ninguém sabe quanto tempo vai demorar?
ATENDENTE - Não sei, senhora.
EU - Pelo menos você pode garantir que sai hoje?
ATENDENTE - Bom...
MULHER 1 - Olha, tem muita coisa errada. Tem um aviso ali dizendo que quem tem mais de 25 anos tem de trazer papanicolau. A mocinha de 24 anos foi para a consulta e o médico falou: “Cadê o papanicolau?”. E mandou ela embora!
ATENDENTE - Ela quem? Qual o nome dela?
MULHER 1 - Eu não sei o nome dela, ela estava ali e contou pra gente! E está acontecendo direto, está todo mundo nessa situação
ATENDENTE - Minha senhora, eu preciso do dado. Não adianta dizer “todo mundo”, “uma mulher”. Preciso ter o nome dela.
EU - Mas não é mais fácil checar com o médico se ele está pedindo exame para quem tem menos de 24 anos?
OUTRA ATENDENTE - Senhora, nós consultamos o CRM, o médico tem o direito de pedir o exame que ele quiser.
MULHER 1 - Mas então por que tem aquela placa ali dando a entender que menor de 25 não é obrigado a fazer o exame?
ATENDENTE - Não é obrigado, mas o médico pode pedir o exame.
MULHER 1 - Então a informação tinha de ser mais clara! A gente espera horas e depois perde a viagem...
... CONTINUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário